top of page
Foto do escritorconexaoabc

Cursos técnicos modulares da ETEC de RGS serão suspensos


Oito anos de atuação no município, a ETEC de Rio Grande da Serra anunciou que fechará dois dos três cursos técnicos modulares oferecidos no período noturno. A decisão pegou professores e alunos de surpresa, que passaram a se mobilizar contra a decisão de encerramento dos cursos de Administração e Manutenção e Suporte de Informática (MSI).

Uma das justificativas utilizadas pela Diretoria da ETEC de Rio Grande da Serra e o Centro Paula Souza (CPS) é a baixa procura para o Vestibulinho da unidade, bem como a alta evasão no número de inscritos ao longo dos semestres. Como alternativa, a unidade passaria a oferecer cursos de MTec (Ensino Médio integrado ao Técnico) também no período noturno.

Segundo o professor Amaury Dias, o argumento utilizado não pode ser levado em consideração, uma vez que os números de inscritos começaram a apresentar queda a partir do 2º semestre de 2020, período que registrou o maior pico da pandemia da Covid19 e afetou diferentes setores da sociedade.

“É possível dizer que o mundo ainda está em processo de retomada, que as alterações dos números não acontecem apenas nesta unidade, afinal, o mundo teve que se reinventar e ainda permanece, em sua grande parte, no processo de reconstrução. Não seria diferente em nossa instituição”, afirmaram os professores em documento enviado ao CPS.

Dias ainda reforçou que os professores não são contra ao Ensino Médio noturno, mas buscam manter a grade oferecida para que mais pessoas, principalmente aquelas que já concluíram os estudos, possam ser atendidas.

Para que o Centro Paula Souza e a Diretoria da ETEC de Rio Grande da Serra reconsiderem a decisão, professores, alunos e ex-alunos se uniram em uma petição pública contra o encerramento dos cursos. O documento já contava com 971 assinaturas no último dia 29.


66 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page