Nesta última sessão, que ocorreu na segunda-feira (17/10), o vereador Marcelo Akira e Israel Mendonça começaram a discutir ao vivo na transmissão da sessão. Tudo iniciou após Israel Mendonça ler um requerimento de sua autoria sobre a Lei do Silêncio solicitando à prefeitura informações, e se na secretaria de Segurança existe algum projeto em andamento para resolver a questão do barulho e perturbação na cidade.
Israel afirma que fez o requerimento a pedido dos munícipes embora saiba que a prefeita já está atuando nesta área. Israel na sua fala também explica sobre a situação da vila Niwa, onde o vereador Marcelo Akira mora, principalmente na estrada da maratona onde tem duas mães que possuem filhos autistas.
Na oportunidade, o vereador Marcelo Akira foi até a tribuna e afirmou que Israel era demagogo, e que em suas falas o vereador perdeu o foco do requerimento. "Eu estava presente na entrada da Vila Niwa quando a prefeita foi lá, eu vi a moradora conversando com a prefeita, pediu para o secretário, pediu para o Israel, eu estava perto e escutei”, afirma Akira.
Israel pediu uma parte da fala de Akira enquanto o mesmo se pronunciava, porém o vereador não aceitou e afirma que não faz sentido um vereador que anda com a prefeita fazer um requerimento deste tipo.
Israel e Akira começam a discutir ao vivo na sessão da câmara, até que Israel desce da bancada da mesa diretora e vai até a tribuna falar em frente ao Akira. Os dois começam a discutir, Israel exige respeito por Akira tê-lo chamado de demagogo. Marcelo Akira continua com as insinuações e pede para desligar o microfone de Israel (ato que somente o presidente da casa pode fazer).
Após toda a confusão, Charles Fumagalli, presidente da casa, pede para que os vereadores se comportem e quem toma alguma decisão é somente a mesa diretora e adverte Akira pelas falas. Ao final da sessão, na fase de explicações pessoais, o vereador Israel Mendonça foi até a tribuna pedir desculpas pelo ocorrido e leu o significado de demagogo, para mostrar a população o que significa e o porquê ele ficou tão nervoso.
O vereador Marcelo Akira não ficou para a fase de explicações pessoais.
Comentários