top of page
Foto do escritorconexaoabc

Novo ciclone extratropical não terá impacto severo no RS


Na quarta-feira, 26 de julho, ocorre a formação de uma frente fria e de um novo ciclone extratropical. Tudo acontece ao mesmo tempo entre o Sul do Brasil, o Uruguai, a Argentina e o Paraguai. Porém, o ciclone propriamente se organiza no litoral do Uruguai. Este será o quarto ciclone extratropical que se forma nas imediações do Rio Grande do Sul em cerca de um mês e meio.


O impacto deste ciclone não será igual aos outros de julho e nem ao de meados de junho de 2023, que causou as grandes cheias e inundações na Grande Porto Alegre e no nordeste do Rio Grande do Sul.


A formação de uma frente fria é chamada tecnicamente de frontogênese. A formação de um ciclone recebe o nome de ciclogênese.


Posições dos ciclones de junho e julho 2023


Por causa da localização da formação deste novo ciclone extratropical, seu impacto no Sul do Brasil será restrito ao Rio Grande do Sul.


O novo ciclone extratropical se organiza junto com uma frente fria durante a quarta-feira, 26 de julho. O ciclone extratropical propriamente vai se formar junto ao litoral do Uruguai e deve alcançar um valor de pressão atmosférica muito baixo, abaixo de 1000 hectopascais, mas sobre o oceano e na costa do Uruguai.


O infográfico mostra a posição dos ciclones extratropicais que se organizaram próximo do Rio Grande do Sul desde meados de junho de 2023.


6 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page