A Prefeitura de Rio Grande da Serra falou pela primeira vez em relação à retirada de dois dos três cursos técnicos modulares oferecidos na ETEC do município. Segundo o Centro Paula Souza (CPS), a partir do próximo ano, não haverá mais abertura de turmas de Administração e Manutenção e Suporte de Informática (MSI).
Uma das justificativas utilizadas pela Diretoria da ETEC de Rio Grande da Serra e o Centro Paula Souza (CPS) é a baixa procura para o Vestibulinho da unidade, bem como a alta evasão no número de inscritos ao longo dos semestres. Como alternativa, a unidade passaria a oferecer cursos de MTec (Ensino Médio integrado ao Técnico) também no período noturno.
Procurada pela nossa equipe, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Rio Grande da Serra afirmou que a prefeita Penha Fumagalli (PTB) está atenta à questão da finalização dos cursos e que houve uma reunião com membros da ETEC do município.
“Já estamos providenciando uma agenda junto ao Centro Paula Sousa para tentarmos alinhar a situação e não ter prejuízo de nossos alunos em eventual perda dos cursos”, diz a nota.
Desde que a retirada dos cursos da grade da ETEC veio a público, alunos, ex-alunos, professores e a sociedade civil de Rio Grande da Serra têm se mobilizado pela manutenção dos cursos na escola técnica.
Uma dessas iniciativas é a petição pública contra o fechamento dos cursos, que já reúne 1.040 assinaturas. O abaixo-assinado foi entregue no Centro Paula Souza pelo professor Amaury Dias e pelo ex-vereador de Rio Grande da Serra e representante da sociedade civil Akira Auriani no último dia 29.
A demanda também foi repassada ao deputado estadual Caio França (PSB), que se comprometeu em lutar pela permanência dos cursos na ETEC de Rio Grande da Serra. Além disso, o movimento deverá buscar apoio junto ao deputado federal Alex Manente (Cidadania) e ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.
O Centro Paula Souza afirmou à Folha que não haverá fechamento de turmas em andamento na ETEC de Rio Grande da Serra. “A unidade estuda a ampliação de oferta de vagas em cursos de Ensino Médio Integrado ao Técnico, incluindo turmas de Administração e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Na expansão proposta, a unidade irá manter o curso presencial modular Técnico em Recursos Humanos, ainda os cursos Técnicos com ensino à distância em Comércio, Guia de Turismo, Secretariado e Transações Imobiliárias. A instituição reforça que a oferta de cursos leva em conta o acompanhamento periódico da demanda regional de mercado, procura pelos alunos, atualização de currículos e permanência dos estudantes”.
Fonte: Folha de RP
Comments