As sete cidades que compõem a região do Grande ABC já registram, juntas, 150 casos de pessoas infectadas com o Monkeypox - conhecido popularmente como Varíola dos Macacos. Segundo o levantamento regional, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra têm, cada uma, dois casos confirmados e seguem com os infectados em isolamento.
Santo André é a cidade com o maior número de casos confirmados até o momento - 51 ao todo. Em seguida, aparecem São Bernardo do Campo (44), Diadema (21), São Caetano do Sul (15) e Mauá (15). A região não contabilizou óbitos pela doença.No Brasil,foramconfirmados cinco mil casos da doença e duas mortes - ocorridas em Minas Gerais e outra no Rio de Janeiro
Diante da alta de casos na região, o Centro Universitário FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) tem promovido treinamento de profissionais da saúde para lidar com a nova doença.
As cidades de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra foram as primeiras cidades a passar pela capacitação, que visa promover orientação necessária para tratar casos suspeitos da doença.
Além do treinamento oferecido pela FMABC, os agentes da Saúde de Atenção Primária da Estância também passaram por capacitação técnica de atendimento à Varíola do Macaco ministrada pela biomédica da Vigilância, Carol Stanghini.
Na ocasião, foi abordado o protocolo de atendimento, manejo clínico, fluxograma, bem como a transmissão, prevenção, controle e coleta do material biológico.
Comments